quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Aspectos Culturais e Históricos da Holanda




Aspectos culturais da Holanda:
Os holandeses acreditam que as pessoas são livres para fazer o que sentirem vontade, desde que não interfiram na vida de outras pessoas. Foi baseado nesta filosofia que o governo holandês foi o primeiro do mundo a liberar o consumo de maconha para maiores de 18 anos. Alguns bares no país, principalmente em Amsterdã, são autorizados a vender até 5 gramas de haxixe ou "marijuana" para uso pessoal.Em 2001, o país liberou o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a eutanásia, confirmando sua cuOs holandeses acreditam que as pessoas são livres para fazer o que sentirem vontade, desde que não interfiram na vida de outras pessoas. Foi baseado nesta filosofia que o governo holandês foi o primeiro do mundo a liberar o consumo de maconha para maiores de 18 anos. Alguns bares no país, principalmente em Amsterdã, são autorizados a vender até 5 gramas de haxixe ou "marijuana" para uso pessoal.Em 2001, o país liberou o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a eutanásia, confirmando sua cultura moderna e progressiva, que também é refletida nas artes. Pintores como Vincent Van Gogh e Hieronymus Bosch são alguns dos importantes nomes da arte holandesa. ltura moderna e progressiva, que também é refletida nas artes. Pintores como Vincent Van Gogh e Hieronymus Bosch são alguns dos importantes nomes da arte holandesa.

Aspectos Culturais e Históricos da Colômbia




Cultura:A cultura da Colômbia resulta essencialmente da mestiçagem cultural dos povos nativos com a influência colonizadora espanhola. A religião toma um aspecto muito importante na definição da identidade cultural do país: 95% da população é católica. Muito do que pode ser dito sobre os hábitos culturais deste país.
Histórico: Independência:Com as crises institucionais na Espanha, por volta de 1808, começaram movimentos pela libertação das colônias espanholas nas Américas. Em 20 de Julho de 1810, acontece a primeira tentativa de proclamação da independência. Uma longa guerra pela independência liderada principalmente por Simón Bolívar e Francisco de Paula Santander, terminou em 7 de Agosto de 1819, após a Batalha de Boyaca. Neste ano, o Congresso de Angostura, fundou a República da Grã-Colômbia.O país era formado no momento por Nova Granada e Venezuela, tendo o Equador sido incorporado posteriormente. Pouco depois, houve falta de consenso entre federalistas e unionistas. Após vitórias dos primeiros, Venezuela e Equador se separam do país e constituem duas repúblicas separadas. é também aplicável a outros países da América Latina.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Política da Holanda


A Holanda é uma monarquia constitucional com um sistema parlamentar no qual o governo é formado pela rainha ( soberano) e pelos ministros . Por razões históricas, a sede do governo encontra-se em Haia, mas a capital é Amsterdam.
O governo nacional tem sede em Haia, embora a capital seja Amsterdam, pois os Exércitos Franceses invasores capturaram Amsterdam em 1755 e instalaram a Capital e os holandeses restabeleceram em Haia em 1814.

Desde o século XVI que o sistema estatal está intimamente ligado à casa de Oranje - Nassau , com o seu progenitor o príncipe Guilherme de Oranje.
A Rainha Beatrix , casada com o príncipe Claus dos Países Baixos , é desde 1980 chefe de estado . O casal real tem 3 filhos : Willem-Alexander, o Príncipe Johan Friso e o Príncipe Constantijn. A sucessão ao trono é hereditária, tanto na linha masculina como na linha feminina.

domingo, 9 de agosto de 2009

Política da Colômbia

Política

Casa de Nariño, o palácio presidencial da Colômbia, em Bogotá.

De acordo com a vigente constituição, de 1991, a Colômbia é um Estado Social, em forma de República Unitária. O poder público encontra-se dividido em três partes, o executivo, o legislativo e o judiciário. O presidente e seu vice são eleitos mediante opção popular, em eleições que ocorrem a cada quatro anos. O presidente só pode ser reeleito uma única vez. O primeiro presidente a se reeleger depois da nova constituição foi Álvaro Uribe Vélez.

A Casa de Nariño, situada na capital federal Bogotá, é a sede do governo.

Aspectos Demográficos da Holanda

Demografia


Mapa indicando a densidade populacional dos Países Baixos.

Com mais de 450 habitantes por quilômetro quadrado, o país é um dos mais densamente povoados do mundo. Há duas línguas oficiais, ambas germânicas, o neerlandês e o frísio; este só se usa na província setentrional da Frísia. Além destas, vários dialetos do baixo-saxão são usados em boa parte do norte, sem reconhecimento oficial.

Nas fronteiras meridionais, os falares têm variedades baixo-franconianas e alemãs, sendo possível que sua melhor classificação seja, em vez de neerlandês, flamengo ocidental ou alemão.

A maioria da população (63% em 1999) não se considera parte de igreja alguma. A minoria restante se divide principalmente entre o catolicismo (18%), mais forte ao sul dos grandes rios, e o protestantismo, ao norte (15%). A maior parte destes protestantes pertence à Igreja Reformada Neerlandesa.

Talvez porque sua guerra de independência tenha estado intimamente relacionada aos conflitos religiosos desencadeados pela Reforma, o país tem uma tradição de tolerância e liberalidade. Mais recentemente, as políticas nacionais sobre drogas recreacionais, prostituição, direitos dos homossexuas, abortos e a eutanásia atraem atenção internacional por sua tolerância.[4][5]

Religião

Dom van Utrecht, em Utrecht

Os Países Baixos são um dos mais seculares países do Oeste europeu, com apenas 39% de sua população pertencente à alguma religião. Ainda assim, menos de 20% freqüenta regularmente suas respectivas igrejas.

De acordo com a recente pesquisa da Eurobarômetro de 2005,[7] 34% dos cidadãos neerlandeses responderam que "acreditam existir algum deus", 37% respondeu que "acreditam que exista algum tipo de força" e 27% que "não acreditam que exista nenhum tipo de força superior, deus ou nada espiritual".

Em 1950, a maioria dos cidadãos neerlandeses se declaravam cristãos, sendo que dos 13 milhões de habitantes na época, um total de 7.261.000 pertencia às denominações Protestantes, 3.703.000 à Igreja Católica Romana e 1.641.000 sem religião conhecida.

Entretanto, as escolas cristãs ainda são financiadas pelo governo e por outros três partidos políticos presentes no parlamento neerlandês (CDA, ChristianUnion and SGP) que têm suas políticas internas baseadas na crença cristã.

Divisões Administrativas


Os Países Baixos estão divididos em 12 regiões administrativas, também chamadas províncias; cada uma tem à sua frente um governador, que é chamado Comissário do Rei ou da Rainha:

Todas as províncias, por sua vez, subdividem-se em municípios (gemeenten), que são 467.

Territórios

Os Países Baixos possuem dois territórios autônomos no Caribe - independentes no que se refere a assuntos internos, mas submetidos ao controle central em questões de defesa e assistência mútua. São as Antilhas Neerlandesas e Aruba.

Economia

Ver artigo principal: Economia dos Países Baixos
Porto de Roterdã, o mais movimentado do mundo entre 1962 e 1983.

Os Países Baixos têm uma economia próspera e aberta, na qual o governo tem reduzido, com sucesso, seu papel desde os anos 1980 quando a economia do país teve um pequeno momento de conturbação, causando um distúrbio econômico muito grande na época. No tempo de três décadas, a economia produtiva do país teve queda de quase 38,08% nas vendas de seus principais produtos.

Com a economia industrial abalada, os Países Baixos só voltaram a recuperar o fôlego quando foi idealizada a implantação do Euro, na década de 1990. Hoje o país tem seu setor econômico voltado principalmente para parques industriais.

Os principais setores industriais são o processamento de alimentos, a química, a petroquímica e o maquinário elétrico.

Uma agricultura altamente mecanizada emprega apenas 4% da força de trabalho, mas fornece grandes excedentes para a indústria alimentícia e para a exportação; o país é o terceiro maior exportador agrícola mundial em valor, atrás apenas dos Estados Unidos da América e da França.

Moinhos em Kinderdijk, um dos cartões-postais do país.

Os neerlandeses conseguiram solucionar a questão das finanças públicas e da estagnação do crescimento do emprego muito antes de seus parceiros europeus.

Turismo

Ver artigo principal: Turismo nos Países Baixos

Amsterdã, a capital oficial, é um dos destinos mais procurados pelos turistas, que certamente deverão se render ao transporte mais utilizado no país: a bicicleta. Tem como principais atrações o museu Van Gogh, a Casa de Anne Frank, vários museus, bares e casas noturnas.

Cultura


Tamancos holandeses de madeira, um dos símbolos do país.

Os Países Baixos têm tido muitos pintores renomados ao longo dos séculos. Durante o século XVII, quando a república neerlandesa era bem próspera, houve o surgimento de grandes artistas e aquela época ficou conhecida como a Era dos Mestres neerlandeses, entre eles, Rembrandt van Rijn, Johannes Vermeer, Jan Steen e Jacob van Ruysdael. Grandes Pintores do século XIX e XX foram Vincent van Gogh e Piet Mondriaan. M.C. Escher é um artista gráfico também muito conhecido por suas obras. Willem de Kooning nasceu e se aperfeiçoou em Roterdão, embora tenha conquistado sua fama sendo conhecido como um artista estadunidense. Um outro mestre dos Países Baixos é Han van Meegeren.

Na filosofia, o país deu ao Renascimento Erasmo de Roterdão; mais tarde, a tolerância religiosa permitiu que os talentos de Baruch de Espinoza e René Descartes florescessem.

Na Idade de Ouro, a literatura neerlandesa também floresceu, com Joost van den Vondel e P. C. Hooft como os nomes mais famosos. No século XIX, Multatuli descreveu o mau tratamento dos nativos na Indonésia uma das colônias neerlandesas. Autores importantes do último século incluem Harry Mulisch, Jan Wolkers, Simon Vestdijk, Cees Nooteboom, Gerard van het Reve e Willem Frederik Hermans. O Diário de Anne Frank também foi escrito nos Países Baixos.

Réplicas de prédios neerlandeses encontram-se na Vila Holandesa, em Nagasaki, Japão. Uma Vila Holandesa similar está sendo construída em Shenyang, China.

Os moinhos de vento, as tulipas, os tamancos de madeira, o queijo (especialmente Edam e Gouda) e a cerâmica de Delft estão entre os principais itens relacionados a cultura dos Países Baixos.

Gastronomia

Grande parte dos pratos neerlandeses tem a batata como ingrediente principal, que geralmente vem acompanhada de carnes e vegetais cozidos. Há grande quantidade de molho de carne sobre os alimentos, e temperos picantes não costumam fazer parte do cardápio. O consumo de laticínios como leite, queijo, requeijão e derivados é bastante comum entre os neerlandeses.

Aspestos Demográficos da Colômbia


Quantidade de pessoas

  • População: 45'888.592 (est. 2008)

Idade média:

  • Homens: 25.4 anos
  • Mulheres: 27.4 anos
  • Total: 26.3 anos (2006 est.)
  • Taxa de crescimento populacional: 1.433% (2007 est.)
  • Taxa de natalidade: 20,16 nascimentos / 1.000 habitantes (est. 2007)
  • Taxa de mortalidade:5,54 mortes / 1.000 habitantes (est. 2007)
  • Taxa de mortalidade infantil: 20,35 mortes em cada 1.000 nascimentos (2004 a 2006)
  • Expectativa de vida: 75 anos(est. 2009))[
  • Taxa de fecundidade: 2.54 filhos por mulher (est. 2006)

Densidade populacional

  • Densidade demográfica: 43.23 hab./km² (est. 2009)

Actualmente, ou 74,3% da população vive em áreas urbanas e 25,7% nas zonas rurais.

Existem mais de 30 cidades com mais de 100.000 habitantes.

Maiores cidades

Posição

Cidade

População

Bogotá

6.840.116

Medellín

2.214.494

Cali

2.119.908

Barranquilla

1.146.359

Cartagena

1.003.598

Cúcuta

918.942

Bucaramanga

516.512

Soledad

461.851

Pereira

443.554

10º

Ibagué

438.401

11º

Santa Marta

415.270

12º

Soacha

402.007

Maiores regiões metropolitanas

Posição

Cidade

População

Bogotá

8.361.031

Medellín

3.261.128

Cali

2.761.769

Barranquilla

1.846.676

Pereira-Manizales-Armênia

1.598.951

Cartagena

1.213.317

Cúcuta

1.298.512

Bucaramanga

1.088.419

Pirâmide etária

Estrutura etária:

  • 0-14 anos: 30.3% (homens 6,683,079/mulheres 6,528,563)
  • 15-64 anos: 64.5% (homens 13,689,384/mulheres 14,416,439)
  • 65 anos em adelante: 5.2% (homens 996,022/mulheres 1,279,548) (est. 2006)

Diferença entre sexo

Composição por sexo: mulheres 51,4%, homens 48,6% (est. 2007)

Etnias

Grupos étnicos: (est. 2005)

Religião

Religião: Católicismo 90%, Outros 10% (Protestantismo, Ortodoxia, Mormonismo, Judaísmo, Islamismo, Ateísmo e Agnosticismo)

Idiomas

Idioma: O espanhol (língua oficial), existem pequenas comunidades de línguas europeias, como o alemão e francês, em áreas urbanas. 65 línguas indígenas e dois línguas crioulas.